Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl explodiu e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão do tamanho de Guadalupe. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.
O acitende ocorreu na madrugada do dia 26 as 1:23. As pessoas foram alertadas 30 horas depois do acidente, até então, tudo havia sido mantido em segredo. Apenas 5 trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente. O acidente de Chernobyl teve 400 vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
Todas as áreas que foram contaminadas. 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas.

Foto de Chernobil tirada pela estação soviéticaMir, contando com a indicação do acidente nuclear ocorrido em 1986. Mir (em russo: Мир; significa simultaneamente paz, mundo e universo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário