1. Elas atuam desde quando?
As Farc surgiram precisamente em 1964. Desde então, 45.000 colombianos morreram pelas mãos de seus integrantes. Só nos últimos cinco anos, mais de 5.000 pessoas foram assassinadas em 930 chacinas.
2. Quantos reféns estão em poder das Farc?
É difícil obter um número preciso. Nos últimos doze anos, cerca de 7.000 seqüestrados passaram pelos cativeiros das Farc. Hoje, há mais de 700 reféns em poder dos guerrilheiros, que aguardam o pagamento de resgate em dinheiro. Destes, pelo menos 25 reféns são considerados prisioneiros políticos, que as Farc querem trocar por terroristas presos. Não há mais muito sentido econômico nos seqüestros, já que os terroristas têm no narcotráfico uma fonte rentável de financiamento.
"As Farc dizem estar dispostas a um "diálogo político". O governo Santos, no entanto, diz que não haverá negociação se as Farc não abandonarem 'o sequestro, terrorismo e práticas de extorsão'."
ResponderExcluirDizem que ainda há 15 ou 16 reféns em poder das FARC considerados pelo grupo como "prisioneiros de guerra" por se tratarem de oficiais do Exército e da polícia !